top of page

Vai viajar no carnaval? 8 cuidados que você deve ter com o aluguel de temporada

  • Marins & Lourenço
  • 8 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

carnaval de rua


O Carnaval é uma data em que muitas pessoas optam pelo aluguel de imóveis por temporada, ao invés de hotéis. Deste modo, é possível economizar um bom dinheiro, além de maior liberdade para curtir momentos agradáveis, sozinho ou com a família. Contudo, essa escolha demanda cuidados, especialmente quando o negócio é fechado pela internet, visto que não é raro que, ao chegar no local, se tenha a desagradável surpresa de verificar que as imagens das fotos divulgadas não retratam à realidade.


Para que essa situação não ocorra, e você possa desfrutar dessa data sem ter dor de cabeça, daremos algumas dicas a seguir;


1. Saiba quem é seu locador


aluguel de temporada

Os cuidados começam por pesquisar bastante sobre a idoneidade do locador ou até mesmo da imobiliária. Busque informações com amigos ou por meio de comentários na internet de outras pessoas que já alugaram o mesmo imóvel.



2. Observe a vizinhança


vizinhança

Antes mesmo de chegar no imóvel para a visita, avalie a facilidade de acesso ao local, bem como a sua infraestrutura disponível. Caso esteja procurando descanso, veja se não há bares próximos, restaurantes muito movimentados ou avenidas com excesso de ruídos.



3. Visite o local e veja de perto o imóvel


imóvel


Evite alugar por anúncios em jornais. É importantíssimo conhecer o imóvel antes de aluga-lo, eis que só assim é possível de “in loco”, o real estado da propriedade. Porém, não sendo possível, que seja através de fotos, das mais variadas e com maior nível de detalhamento possível. Para se proteger, tente juntar toda publicidade referente ao imóvel, pois caso se depare com algum problema, essa é o meio para reivindicar seus direitos.



4. Inspecione a instalação elétrica


instalação elétrica


É fundamental e importante a revisão do sistema elétrico. Assim, teste lâmpadas, interruptores, chuveiros e todas as tomadas dos ambientes. Veja também onde fica o quadro de disjuntores, e verifique o seu estado. É essencial que todas as chaves estejam ligadas e em perfeito estado de funcionamento.


5. Inspecione o sistema hidráulico e tenha certeza que nada está entupido ou com defeito


sistema hidraulico

Não é um bom negócio alugar uma propriedade cheia de vazamentos ou com canos entupidos. Assim, verifique itens como chuveiro, vaso sanitário e torneira para ter certeza que não pingam. Uma boa maneira de verificar também é observando o fluxo d’agua e perceber se não demora para escoar das pias ou ralos. Não se esqueça também de verificar os registros, se estão em perfeito estado de funcionamento.


6. Inspecione se há infiltrações


Um imóvel que exibe goteiras e umidade nas paredes e no teto precisa de consertos. Exija do proprietário os reparos necessários, caso este não as realize, faça constar no laudo de vistoria a existência de tais avarias.



7. Confira trincos, fechaduras, portas e janelas



Abra portas e janelas, é fundamental que os acessos internos e externos estejam em perfeito estado de funcionamento, não tendo risco de cair ou de estarem emperrados. Caso existam móveis com gavetas, verifiquem se não estão emperrando ou com mofo.


8. Inspecione os aparelhos elétricos



É comum nos alugueis por temporada o imóvel ter mobílias e equipamentos elétricos, deste modo, é de suma importância que se verifique se estão funcionando perfeitamente, para não correr risco de ser responsabilizado por eventual defeito. Lembre-se sempre de fazer constar no contrato ou no laudo de vistoria qualquer anormalidade nos aparelhos.

Após toda essa verificação, vem a fase de realização do contrato e um fator de fundamental importância é o fechamento dos valores a serem pagos, não só do aluguel como de eventuais taxas.

Vale ressaltar também que o locador é obrigado a cumprir com a oferta feita. Assim, se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a reparação cabível.

Sites de aluguel de temporada como Airbnb e Booking.com (que realizam todo o trâmite de contratação, bem como de pagamento) são solidariamente responsáveis por problemas com a locação.

Ocorrendo problemas, tente resolver amigavelmente com o locador e, caso não obtenha sucesso, procure um advogado de sua confiança para as medidas judiciais cabíveis.





Veja também:









Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Curta nossa pagina no Facebook!
  • Facebook Basic Square

​​Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 735, sala 602 - Edifício Icon Business (ao lado do clube Mauá) - Centro - São Gonçalo - Rio de Janeiro 

Tel: +55 (21) 3856-6251

 

Curta nossa página no facebook e nos siga no instagram!

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page